domingo, 19 de agosto de 2012

Resumo do Gênesis - parte 3 - 1/2


Recapitulando o Gênesis até agora: 

Gênesis é uma trilogia, pois se divide em três partes: a 1ª parte (1-11) lida com a criação do mundo, Adão e Eva e a queda, os primeiros humanos, o dilúvio, a primeira aliança com Deus e a reconstrução do mundo pelos descendentes de Noé.

A 2ª parte (12-36) lida com a história dos patriarcas: Abraão, que firma a segunda aliança com Deus, seus filhos Ismael e principalmente Isaac, e Jacó, filho de Isaac.

Entramos agora na 3ª parte (37-50) do Gênesis que, como em toda trilogia, é a mais fraquinha. Para que vocês entendam melhor, Gênesis é o "O poderoso chefão" da bíblia: começa mitando, mantém a qualidade lá em cima na continuação, e termina com um trabalho que ninguém lembra direito / curte. Esse terceiro installment é uma biografia de José, um dos filhos de Jacó. Como é bem longo, o dividirei em duas partes. Essa é a primeira:

Dai que Jacó / Israel teve 12 filhos, um mais bacana que o outro, só troféu joinha. Eles são os patriarcas das 12 tribos de Israel. Vamos conferir o quadro de medalhas das 2 mulheres de Jacó e das 2 escravas na modalidade parir desesperadamente:

Lia: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulon - também Dina, mas ela é mulher né, não conta.

Raquel: José, Benjamim

Bila (escrava de Raquel): Dã, Neftali

Zilpa (escrava de Lia): Gad, Aser

Podemos ver que Lia é ouro olímpico pra Israel; só que acontece que Raquel, que não podia ter filhos, só conseguiu produzir herdeiros na velhice de Jacó, que se tornaram os preferidos pq a) Deus curte os novinho b) Eles são filhos da velhice de Jacó c) Raquel é a mulher que Jacó amava, não Lia ou as escravas d) Raquel morre no parto de Benjamim.

 Steve Martin é Jacó em: Doze é demais, a nova comédia da Disney



José é basicamente a coisinha tão bonitinha do pai. Ele e Benjamim são os filhos mais novos, mas há uma grande diferença de idade entre os dois. Portanto, José foi o daddy's favorite absoluto até o nascimento do irmão (que provavelmente ocorreu após o nego drama que vai rolar na vida de nosso herói, fiquem ligadinhos).

Jacó é de uma sensibilidade enorme e não faz a menor questão de esconder a preferência pelo caçula. Então um belo dia little joseph recebe de presente uma linda túnica de grife, enquanto o resto dos irmãos recebem meias cinzas e canetas esferográficas mont blanc paraguaias. Para ajudar, José é ingênuo e sem noção e conta para os irmãos um sonho super bacana que teve: "pareceu-me que estávamos atando feixes no campo, e eis que meu feixe se levantou e ficou de pé, e vossos feixes o rodearam e se prostraram diante de meu feixe", ao que os irmãos dele, recalcadíssimos, lançam um BITCH PLEASE e o vendem como escravo para uns mercadores estrangeiros O.O

CANTA DUDU!!!!11



Ou seja: naquele Hanukkah, você recebeu o seguinte cartão:



OUCH!

Galera não tem meio termo algum, menor senso moral. Nessas horas dá até pra entender Deus e seu estilo pai anos 50 vou descer a porrada com essa gente. José tem que agradecer aos céus pois só não morreu pq Rubens, o irmãos mais velho, passou um pano.

E assim começa o núcleo egípcio de nossa trama e a nova produção da Record:


is this real life?

Logo quando chega, José se mostra abençoado pelo Senhor e recebe os favores de seu dono. Em pouco tempo, passa a comandar todas as propriedades do fulano. De acordo com a bíblia, José era um gostoso, e a esposa de seu amo dá uma de Mrs. Robinson e tenta seduzi-lo. Não conseguindo, ela o acusa de estupro, e ele é mandado para atrás das grades:



Na cadeia, José divide a cela com o padeiro-mor e o copeiro-mor do rei do Egito, que estão lá por alguma coincidência do destino que nada tem a ver com Deus ferrando os outros para ajudar José. Eles tem uns sonhos bizarros e José os interpreta, dizendo que um deles irá morrer e o outro será perdoado pelo faraó, e a interpretação é na mosca. Sendo assim, quando o faraó tem um sonho bizarro e nenhum dos sábios da terra consegue interpretá-lo, adivinha quem é chamado para fazê-lo? Nosso querido José, que nasceu com o rabo virado pra lua. Fica fácil prosperar com Deus soprando as respostas no seu ouvido, né. Deus, esse injusto.


Quero ver você intepretar esse sonho, José
Porque dentro do bombom, há sempre um licor a mais

Aguardem em breve a conclusão do Gênesis, na qual José vira truta do faraó e mostra para seus irmãos que:



Nenhum comentário:

Postar um comentário