domingo, 12 de agosto de 2012

Resumo do Gênesis - Parte 1



Genesis
 
 "No princípio, Deus criou o céu e a terra..."

O gênesis é o primeiro livro da bíblia. Faz parte do Pentateuco, denominação dada pelos cristãos aos cinco primeiros livros. Entre os judeus, o nome dos livros iniciais é Torá, ou A Lei. Esses livros são antiquíssimos e já eram amplamente utilizados na época de JayCee, tendo sido escritos em épocas e contextos diferentes, e mais tarde costurados como texto único. O pentateuco é, na verdade, um compêndio de vários textos distintos. A lenda diz que o autor dos livros é Moisés, o que é a coisa mais faça-me rir do mundo, mas tem gente que acredita nisso até hoje. Todas sabe que a bíblia na real é uma grande colcha de retalhos, uma wikipedia de seu tempo, atualizada por várias mãos e colada aleatoriamente.





E também cheia de trolls, vide o levíticos


Acho legal começar o gênesis explicando a estrutura da bagaça pra que ninguém se perca, então segura o tchan e vem:

LADO A (capítulos 1 a 11) - Deus cria o mundo e os homens em seis dias, e descansa no sétimo. Essa história de Deus precisar descansar por si só já é estranhérrima. O cara é perfeito, onisciente, onipresente, tem poder pra fazer tudo o que quiser, e precisa tirar uma soneca?

Bom, vocês sabem o resto: ele cria adão e eva, os dois pecam, são expulsos do paraíso e começam assim a desgraça que é a humanidade. Deus percebe que somos todos corruptos e não prestamos e manda um dilúvio pra acabar com a pouca vergonha, mas não sem antes avisar mano Noé, que incrivelmente tem todos os animais do mundo vivendo a alguns passos de sua casa e faz com que todos os animaizinhos subam de dois em dois na sua arca.




E esse é o album mais vendido da história do Brasil




Depois do dilúvio, Deus promete a Noé que nunca mais destruirá o mundo COM ÁGUA, e esse é o primeiro pacto que eles firmam. O símbolo dessa primeira ALIANÇA (decore essa palavra) é o ARCO-ÍRIS. Essa aliança é firmada entre Deus e toda a humanidade.


 
primeiros cristãos

No lado A da bíblia também temos as histórias de Caim e Abel e da torre de Babel, fiquem ligadinhos nos próximos capítulos!

 LADO B (capítulo 12 a 50): O tempo passa, o tempo voa, e um dos descendentes de Noé é Abraão, homem justo com quem o senhor trava uma segunda aliança, prometendo-lhe multiplicar a posteridade como as estrelas do céu e a areia do mar. Sendo assim, enquanto a primeira aliança é travada com a humanidade inteira, a segunda aliança é privilégio apenas dos descendentes de Abraão.

Deus promete também que os descendentes de Abraão herdarão toda aquela região do mundo ali que só dá briga, a tal da terra prometida, que vai do rio Nilo ao rio Eufrates, e que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia ocidental, sul da Síria e sul do Líbano, segundo nossa irmã camarada wikipedia. Deus conta para Abraão que, no entanto, seus descentes serão "escravos em terra estrangeira" por 400 anos. O símbolo da segunda aliança é a circuncisão, ou seja, arrancar fora o prepúcio, aquela pele que recobre o pênis.





WAIT WHAT

Deus promete um filho a Abraão e a sua mulher, Sara. Só que os dois já são um casal de idosos e Sara é infértil. Sendo assim, ela pede para que Abraão se deite ou, na linguagem da bíblia, SE APROXIME / CONHEÇA / POSSUA sua escrava Agar, que dá a luz a Ismael. Tempos depois, deus cumpre sua promessa e dá um filho a Sara, que então expulsa de sua casa Agar e Ismael e os condena a perambular pelo deserto. Deus ouve os lamentos de Agar e promete fazer de Ismael uma "grande nação". Segundo a tradição islâmica, Isaac é o pai dos judeus e Ismael o pai dos árabes.





Na minha versão da bíblia, Ismael volta e esculacha todo mundo no último round,
como bom underdog que é


No próximo episódio de A bíblia sagrada - Gênesis, teremos sodomia e destruição, sacrifício humano, incesto e dissimulação. Sem ironia alguma: o gênesis é uma obra prima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário